Neste nosso quinto comentário sobre Romeu e Julieta, falamos sobre o quinto e último ato da peça, onde Romeu, por não saber do plano do Frei Lourenço, vai até a sepultura de Julieta para ver seu corpo morto.

Willian Shakespeare
O trágico fim de Romeu e Julieta

O desespero de Romeu

O quinto ato da peça começa na cidade de Mântua, no exílio de Romeu. Como foi banido pelo príncipe de Verona por matar Teobaldo, agora o jovem Montéquio reside aqui.

Apesar de estar longe de sua família e de sua amada Julieta, ele diz que estar se sentido bem no dia de hoje. Diz que sonhou que foi encontrado morto por sua amada, mas que, ao ser beijado, voltou a vida por causa de seu amor.

Nisto chega Baltasar, o seu pajem, trazendo a triste notícia para Romeu: Julieta morreu e foi sepultado na tumba da família Capuleto. Tal notícia é tão surpreende que deixa Romeu incrédulo, já que ele não sabia do plano de Frei Lourenço. Romeu pede para seu pajem prepara suas coisas, pois ele irá para Verona. Também pergunta se Frei Lourenço deu alguma notícia, onde o Baltasar diz que não soube de nada.

Quando o pajem parte, Romeu diz que, como Julieta não está mais neste mundo, ele não tem mais nada para fazer aqui, pois a única coisa que ele amava foi embora. Decidido a se suicidar, Romeu vai até um boticário de Mântua e compra um veneno mortal, este que tomará após ver o corpo da bela Julieta uma última vez.

O resgate de Julieta

Na igreja de Verona, Frei Lourenço recebe a visita de Frei João. Lourenço o mandou à Mântua para avisar o jovem Romeu sobre o que realmente aconteceu com Julita. Segundo seu plano, Julieta tomaria uma poção que fazia parecer estar morta, tanto que só acordaria dois dias depois; nisto ela seria enterrada e não precisaria casar-se com Páris. Romeu seria avisado do ocorrido e então iria até a sua sepultura para abrir seu caixão e, assim, ambos poderia fugir e viver juntos.

Mas, para a infelicidade do padre, Frei João não conseguiu entregar para Romeu a carta que contava o plano. Frei João comenta que, por causa da peste, ele e seu ajudante ficaram presos, não conseguindo ir para Mântua.

Desesperado com a notícia, Frei Lourenço parte imediatamente para o jazido onde está enterrada Julieta. Como seu caixão é selado, alguma hora ela ficará sem ar para respirar e, assim, vai morrer de verdade.

O trágico fim de Romeu e Julieta

Durante a noite, no cemitério de Verona, Páris e seu pajem chegam de até a capela onde estão enterrados os Capuleto. Ele pede para seu pajem ficar de vigia, pois vai até o túmulo de Julieta com algumas flores.

Enquanto lamenta a morte de sua futura esposa, Páris escuta um assovio de seu pajem, sinalizando que alguém está se aproximando; temendo quem possa ser, ele se esconde e, para sua surpresa, vê que chega Romeu acompanhado de Baltasar.

Romeu, que está diante do túmulo de Julieta, toma um pé de cabra da mão de Baltasar e lhe entrega uma carta, onde pede para o jovem pajem entregar essa carta para seu pai quando amanhecer e manda que ele se afaste, o deixando sozinho no local. Tamanho é o desespero de Romeu que ele diz que, se Baltasar vier o espionar, ele o matará, assim como qualquer outro que o incomodar neste momento. Obedecendo ao seu senhor, Baltasar se retira.

Estando sozinho, Romeu abre o túmulo de Julieta e contempla o corpo morto e gelado de sua amada esposa. Ao ver que Romeu está profanando o túmulo de Julieta, Páris surge das sombras e tenta impedi-lo, dando início a um embate. O pajem de Páris, temendo com o que pode acontecer, sai correndo pedindo socorro.

Apesar de Romeu tentar dissuadir seu adversário a ir embora e deixa-lo sozinho com o corpo de Julieta, Páris o ataca, mas acaba perecendo pela lâmina furiosa de Romeu.

Romeu lamenta toda está situação, já que sabia que Páris também iria se casar com Julieta. Ao olhar para Julieta, ele se mostra espantado pois, mesma estando morta, ela ainda é supreendentemente bela. Coloca o corpo de Páris próxima da tumba e toma o veneno que conseguiu, morrendo assim ao lado de sua amada Julieta.

Neste momento, Frei Lourenço chega ao cemitério, tentando encontrar onde estão enterrados os Capuleto. Acaba encontrando Baltasar e, ao perguntar porque está aqui, descobre que Romeu também veio ver o túmulo de Julieta. Ao entrar na tumba, ele encontra os corpos mortos de Romeu e Páris, sendo que, neste momento Julieta acorda; vendo tudo o que aconteceu, o frei conta para Julieta que Romeu está morto e, percebendo a aproximação de um grupo de pessoas, diz que ela deve fugir. Em resposta, Julieta não obedece o obedece e fica no lugar.

Ao olhar o corpo de seu amado Romeu e ver que ele se suicidou com veneno, Julieta beija-o, esperando morrer da mesma forma, mas, percebendo que isso não funcionará, pega a lâmina de Romeu e se esfaqueia, caindo morta sobre o corpo de seu marido.

Então volta o pajem de Páris trazendo a guarda da cidade. Tentando entender o que acontecer, eles convocam as famílias dos envolvidos e o príncipe de Verona e, ao vasculharem as proximidades, encontram Baltasar e Frei Lourenço. Quando chega o príncipe e as duas famílias, eles ficam surpresos com os dois jovens mortos e também com Julieta, pois o seu corpo que foi enterrado gelado, agora está quente.

Ao ser interrogado, Frei Lourenço conta todo ocorrido. Antes de Teobaldo morrer, Julieta e Romeu, que já estavam apaixonados, se casaram em segredo. Ao ver que Romeu foi exilado e que seria forçada a se casar com Páris, Julieta foi até o frei pedindo sua ajuda, pois se fosse obrigada se casar, iria se matar. Não querendo isso, Frei Lourenço diz que lhe deu uma droga do sono que, de tão forte, faria ela parecer estar morta. Quando ela estivesse fingida de morta, Romeu seria avisado para vir encontra-la e então os dois fugiriam, mas, pelo triste infortúnio do tempo, Romeu acabou não recebendo essa mensagem, ficando sem saber que Julieta estava viva. O infortúnio se agrava quando, ao quererem ver Julieta, Páris e Romeu se encontram e duelam, sendo que o primeiro morreu pela lâmina do segundo, e este se suicidou. Quando Julieta acordou e viu tal tragédia, pegou a lâmina de seu amado e se matou, deixando seu corpo caído onde agora está.

Baltasar, que era pajem de Romeu, confirma o relato, dizendo que seu senhor, após saber da morte de Julieta, veio até o cemitério para a ver. O pajem de Páris também confirma o relato, dizendo que foi ele quem chamou a guarda após o embate dos dois começarem.

O príncipe de Verona, após ouvir esses relatos, também lê a carta que Romeu mandou Baltasar entregar para o velho Montéquio, onde ele diz que comprou um veneno mortal e que o tomaria para morrer ao lado de Julieta.

Vendo o triste que fim que suas disputas levaram, o velho Montéquio e o velho Capuleto decidem encerrar suas desavenças. Mandam construir estátuas de ouro de Romeu e Julieta, para assim simbolizar o casal que, com seu amor eterno, conseguiu dar fim a está terrível rivalidade.

Esse foi o nosso quinto comentário sobre a obra Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, falamos sobre o quinto e último ato da peça, onde Romeu, por não saber do plano do Frei Lourenço, vai até a sepultura de Julieta para ver seu corpo morto.

 

Eu sou Caio Motta e convido você a continuar acompanhando os nossos comentários sobre as grandes obras de Shakespeare, bem como demais textos da grande literatura universal presentes no nosso blog.

plugins premium WordPress